domingo, 29 de novembro de 2015

Ação de sensibilização "Ser Bombeiro"

No dia 27 de novembro de 2015, a nossa escola recebeu a visita de um bombeiro para uma ação de esclarecimento sobre a sua profissão. 

O bombeiro disse... 
  • "que quando vão para o fogo têm que pôr proteção - casaco, calças, botas, capacete e máscara (para não engolir fumo)". - Cristiano 
  • "que devemos sair da escola, quando o alarme toca, em fila e irmos para a rua". - Bernardo
  • "que têm de usar roupa especial e mostrou um capacete, um colete e umas luvas". - Inês
  • "que usam um saco amarelo, com água, que põe nas costas para apagar o fogo nas florestas". - Cristiano
  • "que na estrada podem salvar pessoas e que apagam o fogo nas florestas e montanhas". - Bernardo
  • "que podem salvar animais e  apagar fogo na escola ou em casa". - Afonso Salvado
  • "que as luvas são dentro do casaco para não queimar as mãos". - Rodrigo Silva
No final da apresentação, o Cristiano referiu que o bombeiro mostrou um filme do Pato Donald e a ambulância que estava na rua.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Dia Nacional do Pijama

   No sentido de proporcionar às crianças da nossa escola a participação em projetos de sensibilização, ajuda e partilha comemorámos o Dia do Pijama. Este é descrito como um dia educativo e solidário, com o objetivo de sensibilizar o país para o direito de uma criança crescer numa família.
  Neste sentido foram realizadas diversas atividades ao longo da semana das quais salientamos: exploração da história “A aranha delicada”; ensaios da canção e da dança “Hino Missão Pijama”; workshop de pinturas das pedras; exposição das pedras; decoração da sala “Família Pijama” com balões, teia e aranha, candeeiros; decoração do hall de entrada com trabalhos alusivos à história; convite à mãe do Cristiano com o intuito de partilhar a sua realidade de família de acolhimento.

 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ação de Sensibilização "Seguranet"

   No âmbito das aulas TIC , a professora responsável por esta área , organizou uma ação de sensibilização sobre a segurança na internet, intitulada " seguranet", dinamizada pela professora Rosa Luísa Gaspar da Direção Geral da Educação.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

São Martinho

No São Martinho, a lenda estivemos a explorar e castanhas fomos comer para celebrar...

INTERCÂMBIO DE CARTAS ENTRE ESCOLAS

   Os alunos da Escola de Serra de Água, na Biblioteca, resolveram escrever uma Carta aos alunos da Escola do Tanque (Funchal) no Dia dos Correios, que decorreu no dia 9 de outubro de 2015.
   A Carta da nossa escola contava como era a nossa escola e para isso foi feita uma Carta e um Envelope (com o selo da Serrinha) em 3D.
   Esta atividade faz parte de um intercâmbio entre os Técnicos de Biblioteca. Da outra escola recebemos uma Carta num Envelope sobre como era a Escola do Tanque.
   Os trabalhos foram expostos no átrio da escola, para os alunos e a Comunidade Escolar verificar o trabalho de troca e empenho dos nossos alunos.
 A Técnica de Biblioteca Adriana Reis

Pão-por-Deus

Como manda a tradição, no dia do Pão-por-Deus partilhámos os frutos do outono trazidos de casa...

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pão-por-Deus

      Na semana de comemoração do Pão-por-Deus, os encarregados de educação da sala do pré-escolar foram desafiados para a construção de um saco do Pão-por Deus, com a ajuda dos seus educandos.
      Nestes sacos foram materiais recicláveis.
      Agradecemos a colaboração e a criatividade que demostraram.
      Houve a votação do saco por parte dos alunos da escola  e da comunidades escolar e o grande vencedor foi o saco nº 22, da aluna Lorena Freitas, Parabéns!!!!

domingo, 1 de novembro de 2015

Projeto da Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos

A EB1/PE da Serra Água continua a participar no Projeto de Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, da Direção Regional de Educação (DRE).
O primeiro tema abordado neste ano letivo foi o Plano de Prevenção e Emergência da Escola. O Delegado de Segurança da Escola (professor Paulo Coelho) realizou uma apresentação em PowerPoint e o visionamento de um vídeo referente a este tema, com todas as turmas da escola. 
Depois da apresentação e explicação, passamos á prática do plano na escola, turma a turma.

Halloween

A nossa escola começou a preparação do dia de Halloween com a elaboração de adereços alusivos a esta temática, para decorar toda a escola.
Concretizamos uma exposição de trabalhos, alusivos ao Halloween, realizados pelos alunos com a colaboração dos encarregados de educação, utilizando materiais recicláveis...
No dia do Halloween, os nossos alunos vestiram-se a rigor para comemorar esta festividade!
Vale a pena espreitar...