quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Outono

Trabalhos realizados pelos alunos, nas aulas de E.E. Plástica, utilizando diversas técnicas alusivos à estação do outono.
Click to play this Smilebox slideshow
 
 

Dia Internacional dos Direitos da Criança

No passado dia 20 de novembro celebrou-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Os alunos do pré escolar e do 1º ciclo, para celebrar este dia, deram largas à sua imaginação e transmitiram para o papel, o que lhes ia na "alma." Vamos espreitar!
Click to play this Smilebox slideshow
 
 

Projeto da Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos

Os alunos da EB1/PE da Serra Água, este ano letivo, estão a participar no projeto da Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos. No mês de Novembro, foi abordado o Plano de Emergência Familiar e o Plano de Prevenção e Emergência da Escola. Em todas as turmas foi realizado uma apresentação em PowerPoint e o visionamento de um vídeo com todos estes conteúdos. Depois da apresentação e explicação, passamos á prática do plano na escola, turma a turma.No início do mês de dezembro, realizamos uma simulação para toda a escola.
Click to play this Smilebox slideshow
 
 

I Campeonato de Atletismo da EB1/PE da Serra Água

Os alunos do 3º e 4º ano participaram no 1º Campeonato de Atletismo da EB1/PE da Serra Água, em diversas provas.
 
Na prova dos 1000m, os alunos tinham de percorrer 2 voltas e meia num percurso pré-definido pelo professor.
Na turma do 4º ano a Mariana Paulo ficou em 1º lugar, a Jacinta em 2º lugar e o Pedro em 3ºlugar. Na turma do 3º Ano o Joel ficou em 1º lugar, o Nuno em 2º lugar e a Jéssica Carolina em 3º lugar.
 
Relativamente à prova dos 1500m, prova esta com estremas dificuldade para os alunos, pois nesta prova os alunos tinham de percorrer 3 voltas e ¾ no percurso definido anteriormente. Na turma do 4º Ano ficou em 1º lugar o Apolo, em 2º lugar a Lúcia e em 3º lugar a Jacinta. Em relação à turma do 3º Ano, ficou em 1º lugar o Joel, em 2º lugar o Nuno e em 3º lugar ficou o Lucas.
 
De seguida os alunos realizaram corridas mais rápidas, a corrida dos 100m, onde estes corriam rápido um percurso em linha reta. Os resultados desta prova foram: 4º Ano – 1º Apolo / 2º Pedro / 3º Mariana Isabel; 3º Ano – 1º Jéssica Mariana / 2º Joel / 3º Gonçalo.
 
Passamos para a prova dos saltos, no salto em comprimento os alunos corriam um pouco para dar balanço e depois saltavam para atingir a maior distância possível, os resultados foram: 4º Ano – 1º Lee com a marca 2,52 metros, 2º Apolo com a marca 2,47m, e em 3º lugar a Mariana Isabel com 2,27m; 3º Ano – 1º Gonçalo com a marca 2,81m, 2º Joel com a marca 2,67m, e em 3º lugar o Nuno com 2,51m.
 
Em relação ao salto em altura, os alunos percorreram um determinado percurso para dar balanço e depois saltavam o mais alto que conseguiam para ultrapassar uma fasquia. Cada aluno tinha 3 tentativas para conseguir saltar a fasquia em cada altura.
Os resultados são: 4º Ano – 1º Mariana Isabel que conseguiu saltar 92 cm, 2º lugar a Nance que saltou 88 cm (na primeira tentativa), e em 3º lugar a Mariana Paulo que saltou 88 cm (na segunda tentativa). Relativamente à turma do 3º Ano, ficou em 1º lugar o Gonçalo que conseguiu saltar 96 cm, 2º lugar o Joel que saltou 92 cm (na primeira tentativa), e em 3º lugar o Nuno que saltou 92 cm (na terceira tentativa).
 
E por último, realizamos o lançamento da bola, nesta prova os alunos percorreram um pequeno percurso de balaço e lançavam uma bola de ténis o mais longe possível, os resultados foram: 4º Ano – 1º Lee – 16,20 m, 2º Pedro – 14m, 3º Nance e Ana Isabel – 11,50m; 3º Ano – 1º Joel – 19 m, 2º Dinarte – 16 m, 3º Gonçalo – 14,50 m.
Click to play this Smilebox slideshow
 
 

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Amizade, Carinho e Amor no Pré-Escolar

Para explorar, na sala do pré-escolar, os sentimentos AMIZADE, CARINHO E AMOR foi apresentada a história “O segredo dos sabonetes”. Esta história foi facultada pela sala azul EB1/PE do Areeiro que participou no dia nacional do pijama. A apresentação/ exploração da história decorreu durante a semana de 25 a 29 de novembro de 2013. Das diversas atividades realizadas em prol desta história destacamos as seguintes:
 
Com as letras A-M-O-R, em família formaram a palavra AMOR; Realizámos bolinhos de coco na nossa sala e executámos a receita num painel;
 
Realizámos saquinhos de cheiro, com os sabonetes da Amizade + Carinho + Tempo = AMOR;
 
Após a apresentação da história “O segredo dos sabonetes” permanece a mensagem de que os sentimentos AMIZADE E CARINHO sem TEMPO são apenas palavras.
 
Por fim, redigimos uma carta de agradecimento aos amiguinhos da sala azul da EB1/PE do Areeiro juntamente a uma folha com a palavra AMOR.
Click to play this Smilebox slideshow